Curso de Enfermagem da FACOL promove ações de educação e saúde em escolas públicas

Um projeto desenvolvido por alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Osman Lins (FACOL) levou a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de moradores de Vitória de Santo Antão. Com o título “Saúde na Escola”, as ações ocorrem em escolas públicas da rede estadual e municipal, beneficiando os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As atividades ocorreram nas escolas estaduais e municipais: Escola Cardeal Roncalli; Escola Guiomar Krause; Escola Professora Amélia; Escola CAIC Diogo De Braga; Escola Municipal Madre Tarcisia; Escola Municipal Lídia Queiroz Costa; Escola Professora Eudóxia de Alcantara Ferreira e Escola Madre Lucila Magalhaes. O planejamento das ações considera o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.

“Temos como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes e familiares por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino”, enfatizou o professor Joanatan Oliveira, responsável pelo projeto.

Para a efetivação dos objetivos e sucesso do das ações foi de fundamental importância compreender a Educação Integral como um conceito que compreende a proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar. Na esfera da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos.